terça-feira, 6 de outubro de 2009

3,2,1... Vai!


Numa das últimas aulas, sexta à noite, tivemos uma experiência nova: a gravação fora do estúdio... como chamam os profissionais "em externa". Nossa tarefa nessa aula era fazer uma enquete com alguns alunos pelo campus. Uma tarefa comum para os jornalistas, porém uma experiência nova para nós, como alunos.

Após alguns obstáculos superados, como o receio de estar frente à câmera, assim como se ver e auto-analisar no VT, um novo desafio foi lançado, buscar outra pessoa para dividir esse medo da câmera. A tarefa era simples, em duplas tínhamos que criar uma enquete a partir de um assunto de livre escolha e sairmos pelo campus atrás de voluntários para responder nossas perguntas.

Porém, foi possível ver que na prática nem tudo é simples como parece para quem vê. Tivemos que encontrar pessoas dispostas a responder estas perguntas em frente à câmera, além de mostrarmos uma boa dicção, postura e... calma, para que tudo saísse bem.

Entre corredores, biblioteca, e o DCE, com a colaboração dos colegas e uma grande ajuda do Pinto, nosso cinegrafista (destacado na foto), conseguimos cumprir a tarefa. Se com sucesso ou não só iríamos descobrir na aula seguinte...quando os vídeos seriam avaliados em conjunto com a professora.

Durante as gravações, momentos inusitados aconteceram como gravações com o microfone desligado, o término da bateria do microfone, além dos clássicos erros de gravações.

Aprendi nessa noite que a calma é bastante necessária nesse meio... A calma e a paciência! Coisas que o Pinto tem de sobra, pois ajudar a orientar uma turma de 12 alunos em uma gravação externa no campus tem de haver muita calma! Além de pequenos macetes que ajudam na concentração, postura e dicção em frente às câmeras e em público.

Até mais pessoal. Aproveitem e comentem sobre as nossas aulas. Um abraço.

Diogo Ferreira da Silva - acadêmico de jornalismo da Unicruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário