Para a maioria dos acadêmicos da disciplina “Oficina de Mídia Eletrônica”, esta é a primeira oportunidade de participar de atividades práticas desde o início do curso de Comunicação Social – habilitação Jornalismo. Após o embasamento teórico proporcionado no 1º semestre, é hora de começar a colocar em prática os conhecimentos adquiridos e, principalmente, se familiarizar com todos os instrumentos necessários ao trabalho do Jornalista.
Os alunos que estão nos semestres finais do curso auxiliam os iniciantes com as técnicas já conhecidas por eles. Através de exercícios de dicção e atividades em frente à câmera vamos aprendendo a lidar com a nossa imagem, o nosso jeito, enfim, conhecemos o nosso perfil para poder potencializar as qualidades e desenvolver os aspectos que precisam ser melhorados.
Na aula do dia 18 de setembro, após a explanação teórica, cada aluno elaborou uma notícia curta para gravação. Os principais objetivos dessa atividade consistiam em: concentração em frente à câmera, aprimoramento da postura, dicção, empatia e capacidade de memorizar o texto. Após os vários exercícios práticos realizados em aulas anteriores, pudemos notar melhoras em todos os colegas. Nas próximas aulas iremos conferir a gravação e avaliar o desempenho de cada um.
Trabalhar com as mídias eletrônicas, além de conhecimento técnico e prático, exige uma boa dose de preparo psicológico, especialmente com a televisão, onde lidamos com um elemento muito envolvente: a imagem. Mas todos os alunos estão confiantes de que concluirão a disciplina muito mais preparados para as atividades exigidas daqui em diante.
Até a próxima!
Marcela Scheffler - acadêmica de jornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário