terça-feira, 17 de novembro de 2009
Exercitar a naturalidade
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Liberdade para criar
Feira das Profissões UNICRUZ
O estande da Comunicação estava bem movimentado. Uma turma de acadêmicos do curso de jornalismo atuou junto à rádio da feira, informando tudo o que acontecia no evento. Ainda, foi realizada uma oficina de TV, onde entrevistas foram feitas com os alunos interessados em ingressar no curso de jornalismo. Eles entrevistaram os nossos colegas, já acadêmicos, para ter o contato com a câmera, luzes e microfone.
Dessa atividade foram feitas dezenas de fotos que podem ser visualizadas no perfil JORNALISMO UNICRUZ, no orkut, que já está no ar.
Participar da feira foi um momento da gente aprimorar nosso aprendizado prático. Nove alunos de jornalismo auxiliaram as professoras no evento.
Um abraço e até a próxima.
Indaiá Schneider - acadêmica de Jornalismo
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Aprendendo mais sobre o rádio
Todos pensamos que os trabalhos sobre rádio teriam uma apresentação rápida, mas não foi o que aconteceu. Todos se aprofundaram e pareceram pegar o espírito da coisa, ou no espírito do rádio, como quer que seja.
A professora iniciou apresentando o primeiro capitulo, porém, ela não foi avaliada pela apresentação, o que é uma pena e uma injustiça eu digo, pois ela não perde a mania incansável de nos avaliar (cumprindo seu papel, logicamente). Seguimos com o restante do livro em nossa apresentação, que foram divididas em vários grupos.
Foram apresentados desde conceitos sobre notícia, critérios de noticiabilidae, ideais, objetivos, características, técnicas de reportagem, pesquisa, matérias e tudo mais. As apresentações foram sempre bem fundamentadas e suficientemente explicativas e claras, completadas com comentários e argumentos de todos, o que no mostra que a participação foi satisfatória.
Eram mais de vinte e duas horas, sim, vinte e duas por extenso, porque temos mesmo que nos habituar a ler assim e também escrever “eh” com “h” para não errarmos tanto na hora de usar o TP! Ops! Eu não devo falar nisso, foi parte da aula da tarde...
Bem, retomando, o aprofundamento e o nível muito alto nas apresentações, tornaram a segunda aula a mais proveitosa do dia, até me fez esquecer que perdi o primeiro ônibus, fui deixado na parada, perdi meu óculos (sério, se alguém encontrou um óculos no banheiro, por favor, me devolva!), etc. Enfim, uma das aulas mais proveitosas, a tarde completou a noite e fez com que o dia rendesse muito mais. Os trabalhos soaram naturais e tudo correu bem afinal, exceto por alguns alunos irritantemente super-ativos que não conseguem ficar quietos sequer um minuto!
Continuem lendo as nossas postagens.Andrio Santos - acadêmico de jornalismo
Bancada e "tele-prompter"
Numa das últimas aulas, treinamos apresentação em bancada com leitura no teleprompter, (dispositivo eletrônico no qual aparece o texto que vai ser lido pelo apresentador). À primeira vista, parece uma tarefa simplória, mas não é. Existe uma busca por um ideal de “perfeição televisiva”, que pode ser entendida como um padrão a ser atingido através de técnicas. O treinamento ajuda na absorção para reprodução das técnicas.
Temos que ter cuidado com nossa postura e o posicionamento no vídeo. Já o texto exige interpretação, entonação e um ritmo de leitura específico a ser atingido, pois ele tem que passar veracidade e naturalidade ao telespectador. Devemos estabelecer um relacionamento com a máquina (câmera) como nos lembra sempre a prof. Fabi, pois não estamos nos comunicando com um dispositivo técnico e sim com pessoas que receberão essas notícias em seu ambiente.
Mas de tudo isso sabe qual é a maior dificuldade, do meu ponto de vista? É o assistir a si mesmo. Parece que aquela pessoa ali na tela não é você, aquela projeção ganha vida própria, e os seus “erros” ou “defeitos” são potencializados na instância da imagem, do olhar, e, no imaginário, o olhar do outro é capaz de nos congelar como objetos.
A imagem, em todas as suas dimensões, exerce fascínio sobre o homem, pois a fascinação do “ver-se” é antiqüíssima, como atesta a lenda mitológica de Narciso. O duplo de si mesmo (simulacro) que tanto fascina Narciso, desafia o sujeito real (nossa singularidade). A superação do duplo si mesmo ainda é o maior desafio a ser enfrentado.
Continuem acompanhando o nosso blog.
Até a próxima.
Mirele Machado - acadêmica de jornalismo
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Espectadores de nós mesmos

3,2,1... Vai!
Os primeiros passos
Até a próxima!
Marcela Scheffler - acadêmica de jornalismo
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Inaugurando o blog...
O Oficina Acadêmica tem o objetivo de registrar as atividades exercidas na disciplina de Oficina de Mídia Eletrônica, orientadas pela professora Fabiana Iser. A matéria, que para muitos será a primeira experiência prática, foi criada para familiarizar os acadêmicos do 2º semestre de Comunicação Social com os meios de comunicação eletrônicos.
Já nas primeiras aulas, os acadêmicos enfrentaram o grande medo dos iniciantes: encarar a câmera de televisão. A professora está procurando dar liberdade aos estudantes para que utilizem ao máximo a sua criatividade e se sintam cada vez mais à vontade gravando um vídeo. Em aulas futuras, também atuaremos no laboratório de rádio da Unicruz. E estamos construindo esse blog com o intuito de aumentar nosso entendimento sobre as novas tecnologias de comunicação.
A partir de agora, cada estudante tem o seu objetivo profissional, mas a construção do comunicólogo com certeza inicia aqui.
Acompanhe os bastidores das nossas aulas. Seja bem vindo ao blog Oficina Acadêmica.
Um abraço a todos
Lucas Padilha – acadêmico da disciplina